COMPORTAMENTO E SAÚDE | MÉDICAS
NUTRIÇÃO | TREINAMENTO
NUTRIÇÃO | COMPORTAMENTO
DICAS DA ORGANIZAÇÃO  

1 - COMPORTAMENTO E SAÚDE

* Orientações do Dr. Alexandre Augusto Ferreira - especialista em Ortopedia - CRM 77146

- Consultas especializadas (19) 3232-6854

* O atleta não é obrigado a seguir essas dicas, pois as mesmas são sugestivas, eximindo a ORGANIZAÇÃO de qualquer tipo de responsabilidade.

* SAÚDE

Participe da corrida somente se você estiver se sentindo bem, pois o esforço físico diminui a resistência do organismo. Sintomas como gripes e resfriados, mesmo leves, podem piorar muito após um esforço físico intenso. O ideal é que todo atleta mantenha sua saúde em ordem com avaliações médicas freqüentes o que diminui muito os riscos de ocorrerem problemas durante a prática esportiva. Nunca ultrapasse seus limites, pois com certeza isso vai repercutir mal em seu organismo, respeite suas limitações. Durante a corrida se começar a sentir alguns sintomas como dores musculares, arrepios ou fadiga pare imediatamente e procure auxílio junto à equipe médica que esta disposta em todo o percurso para atendimento nestes casos.

* ALIMENTAÇÃO

Um dia antes da corrida evite refeições copiosas que contenham frituras ou gordura, principalmente carne vermelha, alguns alimentos demoram horas para serem digeridos, o que pode ocasionar desconforto gástrico, e atrapalhar na sua corrida. Alimente-se principalmente de massas que são de digestão rápida, fácil e são ricos em carboidratos.

* HIDRATAÇÃO

Durante a corrida é muito importante que você se mantenha hidratado, pois o esforço físico e o calor vão fazer você suar muito e perder liquido que se não for reposto pode ocasionar problemas para sua saúde. No percurso todo existe posto com água á vontade para você se manter hidratado. Cuidado com o uso excessivo de isotônicos, isso pode trazer desconforto gástrico durante a corrida.

* VESTUÁRIO

Procure utilizar roupas leves e confortáveis de tons claros que vão refletir mais a luz do sol e assim diminuir a absorção do calor. O uso de tênis adequado para corrida com amortecedores apropriados são muito importante, pois ajudam a prevenir lesões diminuindo o impacto em articulações como tornozelos, joelhos e quadril. Locais do corpo como a região inguinal e axilas podem sofrer com o atrito constante ocasionado durante a corrida, para prevenir assaduras ou irritações procure utilizar vaselina liquida nestas regiões, a região dos mamilos também podem sofrer com o atrito da roupa ocasionando um grande desconforto, proteja também esta região. A utilização de filtro solar é outro cuidado importante que se deve ter para prevenir lesões na pele.

* EQUIPE MÉDICA

A Yescom possui uma equipe médica permanente em todos seus eventos que conta com profissionais experientes alem de toda infra-estrutura necessária para realização de atendimentos emergenciais. Em locais estratégicos no circuito vão existir postos de atendimento com ambulância e equipe médica que são facilmente reconhecidos, alem disso acompanhando os atletas no circuito temos equipes de médicos e socorristas em motos.

2 - MÉDICAS

* Orientações do Dr. Nabil Ghorayeb – doutor em Cardiologia pela FMUSP especialista em Cardiologia e Medicina do Esporte - CREMESP 15715.

- Consultas especializadas (11) 3053-6611

* O atleta não é obrigado a seguir essas dicas, pois as mesmas são sugestivas, eximindo a ORGANIZAÇÃO de qualquer tipo de responsabilidade.


Todos aceitam que é evidente a necessidade de uma avaliação especializada para conhecer as condições físicas, resistência , riscos, em qualquer prática esportiva mas não sendo possível, o atleta pode usar o questionário PAR-Q (sigla de Physical Activity Readiness Questionnaire, ou Questionário de Prontidão para Atividade Física), de avaliação clínica pré-participação esportiva. Consta de 7 perguntas, às quais se responde com um simples "sim" ou "não", caso haja algum "sim", o indivíduo deverá ser encaminhado para uma consulta médica . Ao responder "não" a todas as perguntas, é baixíssima a possibilidade do indivíduo ser portador de alguma condição clínica que ofereça risco durante a atividade física.

* O atleta deverá responder o questionário abaixo para sí mesmo, a fim de analisar suas capacidades físicas.

"Questionário de Prontidão para Atividade Física (PAR-Q)"

1.Algum médico já disse que você possui algum problema de coração e que só deveria realizar atividade física com supervisão por profissionais de saúde?
2. Você sente dores no peito quando pratica atividade física?
3. No último mês, você sentiu dores no peito quando praticava atividade física?
4. Você apresenta desequilíbrio devido a tontura e/ou perda de consciência?
5. Você possui algum problema ósseo ou articular que poderia ser piorado pela atividade física?
6. Você toma atualmente algum medicamento para pressão arterial e/ou problema de coração?
7. Sabe de alguma outra razão pela qual você não deve realizar atividade física?

A avaliação médica regular deve ser feita na primeira oportunidade:

. Para menores de 18 anos: consulta com cardiologista do esporte, eletrocardiograma, (o teste ergométrico e exames de laboratório opcionais)
. Demais esportistas: incluir o teste ergométrico feito por cardiologista habilitado, e exames de laboratório.

PS: Endereços para avaliações especializadas (nossa coordenação)

- O Instituto Dante Pazzanese faz avaliações completas de atletas amadores ou profissionais pelo SUS (procurar pessoalmente a Seção de Cardiologia do Esporte para matrícula).

- O Sport Check-up do HCor – Hospital do Coração, em 6 horas (das 7 até 13 hs) realiza completa avaliação multiprofissional, inscrições pelo www.hcor.com.br , esportistas, atletas e para avaliação pré-participação nos esportes em geral.

3 - NUTRIÇÃO

3 - TREINAMENTO

3 - NUTRIÇÃO

*Dicas sugeridas pela Nutricionista Jaqueline Bernardini CRN 21819/P

- Consultas especializadas (11) 8966-9413

* O atleta não é obrigado a seguir essas dicas, pois as mesmas são sugestivas, eximindo a ORGANIZAÇÃO de qualquer tipo de responsabilidade.

Modalidades esportivas que requerem grande esforço físico com treinos exaustivos e competições, induzem nosso organismo a um desgaste físico progressivo e a estresses os quais, nosso organismo não está preparado, daí a necessidade de um aporte nutricional preparatório, de manutenção e de recuperação adequados afim de, evitar queda na performance e até lesões físicas decorrentes de uma má recuperação muscular. Todavia, uma alimentação adequada às necessidades de cada indivíduo variando com o esforço pode ser o diferencial para o sucesso do atleta.
Pensando nisso organizamos algumas orientações nutricionais para as diversas etapas desse desafio:

* Nutrição pré competição
Compreende toda a fase de treinamento até o dia da prova.
Nessa fase, antes de qualquer tipo de arranjo alimentar o atleta que deseja melhorar sua performance, precisa adotar um comportamento alimentar saudável em termos de quantidade de carboidrato, lipídios e proteínas e variedades fornecendo todos as vitaminas e minerais necessários. A quantidade de cada nutrientes varia de acordo com o tempo e intensidade do treino, sexo, idade e estado nutricional.
- 3 dias antes da prova: a dieta deve ser supercompensada em carboidratos afim de, aumentar as reservas de glicogênio muscular. Consuma portanto, batata, arroz, macarrão, pães, etc. Cuidado, nesse período evite o consumo de gordura (molhos, frituras, recheios gordurosos, embutidos, etc.) e fibras (hortaliças, alimentos integrais, etc.), pois retardam o esvaziamento gástrico. Além disso, as porções de alimentos protéicos (carnes, peixe, ovos, etc.) deverão ser menores, uma vez que a dieta deve ser predominantemente de carboidrato.
- No dia da prova: Ainda mantenha as orientações do dia anterior, ou seja, muito carboidrato principalmente nas 4 horas que antecedem a prova, menos proteína e pouca ou quase nada gorduras e fibras.

* DICAS:
- Cuidado com alimentos estranhos ou que você não esteja acostumado;
- Fracione a dieta em pelo menos 5 refeições diárias, evitando assim, sobrecarga pancreática;
- Não consuma suplementos sem a orientação de um profissional habilitado. Muitos deles são considerados medicamentos por legislação, e portanto, podem trazer riscos à saúde, se usados inadeqüadamente.

* Nutrição durante a competição
- Na primeira hora: Beba água, cuidado com a desidratação, pois ela geralmente ocorre no início do exercício e aumenta com a elevação da temperatura corporal podendo causar redução no desempenho (3% de desidratação) fadiga térmica (4-6% de desidratação) e até morte (>6% de desidratação);
- Horas subseqüentes: Consuma carboidrato na forma de gel ou líquido ( bebida isotônica ) conforme disponibilidade (faça o teste na fase preparatória).

* DICA:
- Tenha o hábito de se hidratar antes, durante e após os treinos, beba cerca de 500ml de água até duas horas antes dos exercícios e provas;

* Nutrição após a competição
Período de extrema importância para a adequada recuperação muscular do atleta. Inicie logo após o término da prova a reposição hídrica, em pequenos volumes e de forma fracionada.
- Nos primeiros 30 minutos: Consuma uma boa porção de carboidratos de alto índice glicêmico e uma média porção de proteína.
- Duas horas subseqüentes: Mantenha o consumo de carboidrato.

* DICA:
- Tenha o hábito de se nutrir após os treinos nos primeiros 30 minutos e até 2 horas depois, para otimizar a recuperação;

CUIDADO: O fator clima pode influenciar negativamente no desempenho do atleta na prova, uma vez que otimiza a desidratação e consequentemente a redução de substratos para fornecimento de energia, com isso favorece a ocorrência de câimbras, maior acidose intra-muscular, etc.

Siga as orientações de seu preparador físico e as recomendações nutricionais, com isso você terá uma boa prova. BOA SORTE.

4 - COMPORTAMENTO

5 - DICAS DA ORGANIZAÇÃO

* Dicas sugeridas pela ORGANIZAÇÃO.

- Acesse periodicamente o site do evento para acompanhar possíveis alterações.

- Leia atentamente o regulamento do evento.

- Programe sua ida ao evento com outras pessoas assim diminuimos o número de carros na região do evento.

- Não empreste seu número de peito para ninguém correr em seu nome pois ele é a sua identificação.

- Estude o percurso por onde a prova passa.

- Leia atentamente o manual do atleta.

- Leve poucos pertences e não leve objetos de valores.

- Programe seu trajeto seja ele de ônibus ou carro para que você não perca o horário ou chegue atrasado.

- Preencha corretamente seus dados no verso do número de peito.

- Não se esqueça de informar o telefone de emergência (de um parente ou amigo que não irá participar do evento) no ato da sua inscrição.

- Estacione em locais permitidos e não deixe pertences de valores no interior do carro.